MENSSAGENS



APRESENTAÇÃO DE RUY TUPINAMBA E ELIANA DELPHINO POR OCASIÃO DO LANÇAMENTO DO LIVRO, HISTORIA DE UM AMOR VERDADEIRO , NO AUDITÓRIO DO MUSEU DE MONTES CLAROS, EM 01 DE MAIO DE 2015.

FELICIDADE TUPINAMBÁ

HISTÓRIA DE UM AMOR VERDADEIRO CERTAMENTE SERIA MAIS UM LIVRO CONTANDO UMA HISTORIA DE AMOR SE OS PROPAGONISTAS NÃO FOSSEM QUEM SÃO:

RUY, UM TUPINAMBA AUTÊNTICO , NETO DE TOBIAS TUPINAMBA E JOSEFINA MENDONÇA , FILHO DO DENTISTA RUY TUPYNAMBA E DA CANDURA E DELICADEZA QUE É SUA MÃE ,VERA . PORTANTO HERDOU DE AMBOS OS LADOS A SENSIBILIDADE PARA A ARTE E A VISÃO HUMANISTA. CERTAMENTE NÃO VIROU ARTISTA, DIRETOR DE TEATRO, E AGORA ESCRITOR: - GENTE ASSIM, JÁ NASCE PRONTA. 

EMBORA NASCIDO EM BELO HORIZONTE, RUY HERDOU A GARRA DOS SEUS ANCESTRAIS, BRAVOS TROPEIROS, ORIUNDOS DE LENÇOIS NA BAHIA E QUE RASGARAM O AINDA DESCONHECIDO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, EM LOMBOS DE BURROS, LEVANDO E TRAZENDO SUAS CARGAS. TALVEZ ESTEJA AI, RUY, SUA DISPOSIÇÃO EM SE AVENTURAR EM MUITOS DESTINOS LEVANDO SUA ARTE E NOTICIAS SOBRE O MUNDO NOVO.

ELIANA DELPHINO É PAULISTA, DESCENDENTE DE ITALIANOS, SANGUE CALIENTE, FALANTE E ENCANTADORA COMO SOY AS BAILARINAS. O AMOR E ENCANTAMENTO, À PRIMEIRA VISTA DE RUY POR ELA, SE EXPLICA E SE JUSTIFICA. ELIANA COMUNGA COM RUY O AMOR À ARTE E ACREDITAM NA TRANFORMAÇÃO QUE ELA PODE PROPORCIONAR AOS SERES HUMANOS. MAIS DO QUE UMA COMPANHEIRA, UMA PARCEIRA , ELA É UMA CUMPLICE.

JÁ OS ENCONTREI PRONTOS EM MONTES CLAROS, CHEGADOS DE SÃO PAULO E ÁVIDOS PARA NOS CONTAGIAR E ENCANTAR COM OS DITAMES DA NOVA ORDEM E A CHEGADA DO NOVO MILENIO. A NOVA ERA, ERA CHEGADA. E ELES OS PRECURSSORES POR AQUI.

ASSISTI AOS ESPETÁCULOS REALIZADOS POR ELES E ACOMAPANHEI TODAS AS ANDANÇAS DESTES DOIS NOS ULTIMOS 20 ANOS PELA REGIÃO E PELO PAIS, ORA COMO JORNALISTA E ORA COMO ADMIRADORA DELES QUE SOU. 

OBRIGADA POR VOCES TEREM CONTRIBUÍDO TANTO PARA O AUMENTO DO NÍVEL DE CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL, AMBIENTAL , SOCIAL E ECONÔMICA POR ONDE PASSARAM. VOCES SÃO VERDADEIROS QUERREIROS DA LUZ. QUE OS MESTRES ASCENSOS CONTINUEM INSPIRANDO E CONDUZINDO VOCES EM DIREÇÃO À LUZ .
QUERIA AINDA APRESENTAR RAFAEL. PORQUE ELE COMPLETA A TRIADE , FRUTO QUE É DESTE AMOR VERDADEIRO. 

ELE FEZ ARTES CENICAS NA UNB , TRABALHA ATUALMENTE NA REDE GLOBO NA PRODUÇÃO DO PROGRAMA ENCONTRO, DA JORNALISTA FATIMA BERNARDES E CONSERVA A LEVEZA, DESTREZA , SIMPATIA E INTELIGÊNCIA DOS TEMPOS QUE O CONHECI, AINDA CRIANÇA, E QUE ELE ERA O PRIMEIRO A DECORAR AS COREOGRAFIAS DO SHOWÇAITE E A ENSINAR COM FACILIDADE AOS DEMAIS. SAIBA RAFA QUE MEU ENCANTAMENTO POR VOCE SÓ RENOVA E AUMENTA A CADA FATO NOVO QUE LHE ACONTECE. 

ESTOU MUITO FELIZ DE TER SIDO ESCOLHIDA POR VOCES PARA FAZER ESTA APRESENTAÇÃO AQUI HOJE EM MEIO A TANTOS AMIGOS. MAS, MUITO MAIS IMPORTANTES DO QUE AS MINHAS SINGELAS IMPRESSÕES, SERÁ LER A HISTÓRIA DE UM AMOR VERDADEIRO E SENTIR A ESSÊNCIA E O CALOR QUE EMANAM DESTAS DUAS ALMAS GÊMEAS. 

QUERO CUMPRIMENTAR VOCES, RUY, ELIANA E RAFAEL . QUERO AGRADECER A PRESENÇA DE TODOS QUE VIERAM AQUI PRESTIGIAR ESTE ACONTECIMENTO HOJE. E DIZER A VOCE, MIGUEL, QUE MINHA FAMILIA É ASSIM: PRODIGA EM ILUSTRES CONHECIDOS.


MUITO OBRIGADA.



CLARISSA SILQUEIRA


Bom dia Amados,

Acabei de ler o livro e a sensação é de puro prazer, alegria, ânimo e, claro, muito amor.

Nestes últimos meses, nossa vida tem sido arrebatada com muita perspectiva de mudança, o que, num primeiro momento, nos assustou muito.

Com muita conversa e vontade de seguir adiante, seguramos nossas vidas em nossas mãos realmente na esperança de melhoria.

Mamãe já não vai cuidar de Pedro, o que será muito bom para nós, mas de muita descoberta também (como será que uma pessoa de "fora" vai cuidar de Pedro, e se ele não se adaptar, e se a pessoa não se adaptar?) e todas as coisas "normais" que acontece na vida de todo mundo.

Estamos aprendendo a viver "só" nós 3...e ai, é que a nossa história se esbarra mais uma vez....

Lendo o livro, senti a importância de uma família unida pelo amor, pelo diálogo e por todos os percalços do cotidiano.

Senti-me novamente um peixe dentro d´água. Não que seja bom saber que as pessoas passam por dificuldades, mas bom saber que é assim mesmo que a vida tem que ser.

Quando decidi vir a MOC nesta data, "deixando para trás" o primeiro desafio de meu filho (ser pajem deve ser dificil também), sua primeira experiência numa celebração social tão poderosa, que é o casamento, recebi muitas críticas: absurdo, uma mãe "largar" o filho sozinho (o pai é algum incapaz???), absurdo vc não ver seu filho sendo pajem pela primeira vez, e outras coisas...em nenhum momento me senti péssima mãe ou coisa parecida. 

Sei que muitas destas falas são normais de uma sociedade possessiva e até bem intencionada (as vezes) mas a minha familia (Marcão e Pedro) lidaram muito bem com esta situação desde o início, sem cobranças, pois ficamos atentos em descobrir onde a felicidade um do outro está, e neste momento, a minha estava aqui, em Montes Claros, fazendo parte desta celebração que tanto me encantou e me remeteu a 17 de maio de 1993.

Não esperava que seria diferente. Mas o que aconteceu aqui, para mim, foi mágico.

Desde o momento que cheguei em Confins, em 30/abril, sabia que algo diferente se "apossava" de mim.

Assim que cheguei, encontrei uma "velha" amiga e fomos fazer um programa bacana: Comida de Buteco.

A primeira coisa que me ocorreu? Fiquei sem voz (estou até hoje).

Marcão brincou dizendo que eu estava na gaia e tal..rimos muito.

Após o lançamento do livro, sai com esta amiga novamente para um bom bate papo e estava muito incomodada com minha voz (ou melhor, a falta dela) mas estava com o coração tranquilo.

Dormi na casa dela e quando acordei, as 5 da manhã, primeiro fiquei indignada pois vim para cá, de "férias" de marido e filho (kkkk) e esperava dormir muito e descansar. Resolvi aproveitar a oportunidade e comecei a ler o livro. Lágrimas caiam sem explicação (continuam a cair enquanto escreve mas acho que sei o porquê) e quando cheguei à pàgina 90, desabei.

Chorei muito, e minha amiga ficou preocupada, achando que talvez eu estivesse sentindo que algo não estava bem com Pedro (o dia estava nublado e ela tem maus pressentimentos com isto, pois o marido dela morreu num dia “feio’).

Neste momento, entendi a falta da minha voz. Não precisava dela, não vim aqui para falar. Vim para sentir, ouvir, recarregar as energias, me conectar...comigo mesma, com o amor.

Precisava ganhar forças para continuar a caminhada. Estava me sentindo cansada demais das reviravoltas da vida e precisava me conectar para saber como seguir.

Foi o que encontrei aqui. Não esperava nada diferente, mas não sabia que tanto amor era possível.

Estou transbordando...de felicidade, em lágrimas, de amor, de certeza que nada acontece por acaso.

Algo mudou em mim este final de semana...foi muita energia boa fluindo...e minha família estava precisando disto.

As minhas lágrimas, neste momento, são de puro prazer pela descoberta. Não sei ao certo de quê...tenho certeza do caminho que estou trilhando e do companheiro amoroso que tenho e que luta tanto comigo nesta caminhada, que agora, é a 3.

Saio daqui hoje com a esperança de uma vida mais “simples” renovada, sem saber ainda como fazer, sem receita de bolo, sem respostas, mas com o coração cheio de vontade com muito, mas muito muito muito AMOR para seguir SEMPRE.

Há 22 anos atrás, estava eu, no terceiro andar do Conservatório Lorenzo Fernadez, inicio da escada, com um texto na mão, vestida com roupas de aula de ballet, esperando ser a próxima para a audição. Cada vez que a porta se abria, tentava ver nos rostos que apareciam (seja da pessoa que saia, da que entrava ou da que chamava: Próximo!) algum sinal do que acontecia lá dentro. Coração na boca, muita expectativa e até aflição (será que vou passar?).

Hoje, sei que o acontecia lá dentro e mais ainda, o que aconteceu dentro de mim, depois de ter passado por aquela porta...ERA O AMOR!

Obrigada por terem me escolhido em 17 de maio de 1993 para fazer parte do 1º. Elenco da Cia de Artes Cênicas do Conservatório Lorenzo Fernandez.

Amo!!!!

Obs.: Impossibilitada de reler o texto para correções. Motivo: lágrimas, muitas lágrimas!!!!!!


Marcos Ricaldoni 

Bom dia Ruy e Eliana.

Ontem voltando de SP por ônibus, peguei para ler o livro de vocês e na
metade da viagem já havia degustado a história.
Fantástica a história de vocês.
Uma verdadeira lição de vida para qualquer pessoa.

Luta, perseverança, dedicação, entusiasmo, acreditar e fazer o bem ao próximo SEMPRE; enfim, uma obra construída por pessoas especiais e abençoadas.
Adorei a narração. Simples, objetiva, envolvente, interessante.

Me identifiquei em vários momentos com situações interiores que atravessamos nessa jornada terrena e com as 'dicas' e 'toques' que o universo nos dá nessa conspiração dos acontecimentos necessários, que muitas vezes só vamos compreender ou aceitar mais a frente com o amadurecimento do aprendizado.

Que Deus, Gaia, Jesus, Buda e todos os mestres deste universo continuem
abençoando vocês.

Obrigado por me proporcionarem uma história tão bela!

Abraços;
( estivemos no Diadorim Armazém Contemporâneo sábado passado, 16 de maio 2015 ).




QUERIDOS, ELIANA E RUI

Estou lendo e curtindo o registro importante que este livro faz.
Mais que isso me toca profundamente em trechos como da experiência que Rui teve fora do corpo, que compartilho intensamente e esclarece na forma de insights, novas percepções......me liquidifico nessas ondas amorosas.
importante revelações das questões que vivemos hoje sobre racismo e preconceito em especial dos credos , ignorando nossa CF de estado laico, demonstra o grau de ignorância de populações, e instituições ditas de educação???????..... Os relatos das ações de arte são importantes pois pouco se tem para registrar os caminhos percorridos por talentos como da Eliana e trupe, além de revelar a tacanhice cínica vivida recentemente em relação a arte e suas expressões. Enfim quando nos encontrar novamente, que espero seja em breve mais alegrias podemos compartilhar e quiçá outras e novas ações. Bzs gracias e muito bom reencontrar com este filho novo e loquaz

viviellen Dal Osto

Ruy e Lika!!! Muito Bom Dia!

Foi um enorme prazer conhecer pessoas de alma tão contagiante e verdadeiras!

Tenho muito a agradecer pela transformação que os poucos minutos que estivemos juntos, fez em minha vida!

Sempre optei em fazer aquilo que me da prazer. Difícil é quando não sentimos mais prazer em fazer o que antes era assim o era. "mas o caminho do auto conhecimento não é tão simples assim. Existem muitas armadilhas e, às vezes, caímos em algumas destas armadilhas. (...) A gente sente no fundo do coração que é preciso mudar de vida." Minha mudança começou a partir do momento em que a brisa envolvida pela melodia e pelas sabias palavras de um sábio mestre me encantaram, e comoveram, e transformaram... Numa noite de 17 de julho... se bem que começou bem mais cedo, foi no amanhecer em que eu despertei meu corpo, minha vida foi despertada... as vezes o mundo desaba, mas aprendi que sempre haverá algum ponto positivo! e é nele que eu me agarro!

Desculpe o incomodo com toda esta ladainha.. mas somos feitos de momentos... e alguns momentos em especial são marcantes! eu fui marcado! Contagiado pelo Amor Verdadeiro que lhes amana!
Muito Obrigado por Tudo! Tenho certeza que nossas vidas se cruzarão novamente! Não tenho muito a lhes oferecer! Mas no que precisarem, podem contar comigo. Quanto ao lançamento do livro aqui em Bocaiuva, estou a disposição. Tomei a liberdade de enviar em anexo uma apresentação de trabalho com fotos para melhor conhecimento. Desde ja agradeço a atenção dedicada!

Agradecidamente;

Guilherme de Aquino Leite

Arte Educador; Ator; Pós Graduado em Psicopedagogia, Planejamento Educacional,

Docência e Inclusão Social; Artesão; Bonequeiro; Cenógrafo; Cenotécnico.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário